quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Resenha: A Noite dos Mortos Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos, de John Russo

Livro: A Noite dos Mortos Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos  
Título original: Undead: Night of The Living Dead & Return of The Living Dead 
Autor: John Russo
Editora: Darkside Books 
Nº de páginas: 320 
Ano: 2014 
Skoob: Link 
Compare e compre: Brochura | Limited Edition

Oi! Depois de muito tempo sem postar consegui concluir a leitura que iniciei mês passado, culpem a ressaca literária, que foi grande dessa vez hehe Vocês devem ter notado que mudei algumas coisas no modo como posto as resenhas, não coloco mais sinopses pois acho que quanto menos você souber, melhor é a experiência, por isso não exponho tantos detalhes, mas sim minhas opiniões a respeito. Mais uma mudança: agora vamos sempre colocar fotos dos livros tiradas por nós nos posts, acho que enriquece ainda mais o conteúdo e deixa de ser algo meio "cru" e frio, pois assim vocês podem ver alguns detalhes e namorar o exemplar ainda mais antes de comprá-lo. Tive várias experiências com esse livro então decidi trazer pra vocês, prometo que vou começar a postar mais, então vamos a resenha, espero que gostem!




Acho que todo mundo aqui já assistiu ou pelo menos ouviu falar de A Noite dos Mortos-Vivos, o filme do George Romero e do John Russo que revolucionou a temática zumbis. Se hoje conhecemos a expressão "você deve mirar na cabeça", é por causa desse filme. Eu, como amante de zumbis, não pensei duas vezes antes de adquirir esse livro, que se trata da história exata do filme romanceado pelo John Russo. Esse exemplar também contém a história A Volta dos Mortos-Vivos, mas não confunda com o filme de comédia, pois essa história publicada pela Darkside nunca foi produzida para os cinemas.
Eu falo, falo, mas nunca começo realmente, mil perdões, mas uma pequena introdução é necessária.


"Que coisas poderíamos aprender com os mortos se eles encontrassem um modo de voltar para nós, de voltar dos mortos? Seriam nossos amigos? Ou nossos inimigos? Saberíamos lidar com eles? Nós... que nunca superamos o medo de encarar a morte." Pág. 18

A história começa com Barbara e Johnny, dois irmãos, chegando de viagem em um cemitério no interior de uma cidade, para deixar flores ao falecido pai, o ato fora um desejo da mãe que os dois não puderam negar, apesar de Johnny fazer pouco caso. Já anoitecia quando Barbara avista uma silhueta de um homem que pensa ser o coveiro, porém ela está totalmente enganada: eles não sabiam, mas um vírus começou a se espalhar e os mortos começam a voltar à vida com um único objetivo, saciar sua fome por vivos. Johnny acaba não conseguindo se salvar e é mordido pela criatura, Barbara então decide fugir de lá e consegue se abrigar em uma casa de fazenda, juntamente com outras pessoas, que terão que sobreviver neste caos e arranjar um jeito de escapar dele.


A segunda história, A Volta dos Mortos-Vivos, acontece 10 anos após a primeira, quando os zumbis já foram controlados, porém estão voltando com tudo para atacar todos. Consegui gostar muito mais da segunda história, com personagens, histórias e casos diferentes, e também mais ação, algo que senti falta em A Noite dos Mortos-Vivos.



Na minha opinião, como The Walking Dead, a história é pura política. No meio do caos, as pessoas têm que lidar com zumbis, mas também com elas mesmas, que podem ser ainda mais perigosas que os mortos. Decidir o que farão, como, quando, o jeito que vão lidar e dar suas opiniões são todos atos políticos. Os personagens são submetidos a vários desafios, e é como se sentíssemos na pele o que acontece com eles. Achei que os mesmos não têm muito aprofundamento em suas respectivas histórias de vida, por isso não consegui sentir carinho e empatia por nenhum deles, apesar de torcer para as coisas darem certo no final.



Os zumbis são bem caracterizados, mas me incomodou o fato de eles continuarem com um instinto humano, de utilizarem artefatos para quebrarem portas e janelas ou agredir alguém com pedras ou pedaços de madeira, isso foi algo novo pra mim que estava acostumada com monstros que não tem noção das coisas e somente correm atrás de pessoas. Ah, eles também têm medo de fogo, o que achei bem esquisito hehehe. Algo que gostei muito foram os capítulos com trechos de transmissões de rádios onde as pessoas dão atualizações das descobertas sobre os zumbis, como está a situação ao redor do país e as possíveis razões do vírus ter sido "criado", ou seja, nos deixam a par do que acontece com todos, e não só com os personagens da história. 

Uma das melhores coisas que fiz foi começar a usar post its e ir anotando durante a leitura minhas opiniões e acontecimentos importantes da trama, isso me ajudou e está me ajudando a relembrar fatos pra tornar essa resenha mais completa, indico muito pra quem ainda não faz isso, mas acredito que a maioria já faz, eu que sou atrasada.



Como eu disse anteriormente, a segunda história me atraiu bem mais do que a primeira, acabei conseguindo gostar de um ou outro personagem lá pelo fim da história, mas isso não tira o mérito do romance de Russo. A escrita tem um ar cinematográfico, é como um roteiro, eu ia lendo e vendo um filme na minha cabeça, acredito que uma adaptação cinematográfica não seria nada mal. Conforme a história vai se passando, vamos ficando mais tensos para saber qual será o destino dos personagens, destinos impressionantes, devo dizer. E o final não deixa nenhuma ponta solta, o papo é reto mesmo.

Concluindo, acho que pra quem curte a temática zumbis, esse livro é indispensável de se ter na estante, e apesar de ser bem parado em algumas partes, vale a pena a leitura, que alcança ápices incríveis em alguns momentos, sem contar nos términos das duas histórias. Nota 10 para essa edição brochura lindíssima da Darkside, que não perde nada para a Edição Limitada e ainda com direito a indicação do Tarantino. Aliás, já fiz uma review do box Cine Book Club, que contém esse livro, vocês podem conferir mais detalhes clicando aquiEspero que vocês tenham gostado, talvez o post tenha ficado meio confuso, pois tinha muito a dizer e acabei despejando várias coisas hehe Beijos e até a próxima!

Nota final: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário